1. O que é identidade visual?
A identidade visual é um sistema gráfico completo que conta com logotipo, paleta de cores, definição de tipografia (fontes) e criação de grafismos de apoio (como padrões, texturas e afins).
Ou seja, a identidade é um conjunto de elementos que têm o poder de representar os valores da sua marca por meio do visual.

2. Quais são os benefícios?
Uma identidade visual traz vários benefícios, como facilidade em reconhecer sua empresa, assertividade e alinhamento entre estratégia e comunicação visual, além de dar mais segurança para o público e trabalhar outras questões.

3. Quais são as etapas do projeto?
Começo com o envio de um formulário para conhecer seu negócio e suas demandas. Após respondê-lo, você recebe uma proposta personalizada no seu e-mail.
Para dar sequência, assinamos o contrato e partimos para o briefing, que é uma coleta de informações essenciais e serve de guia para todo o projeto.
Após isso, é a hora de começar o desenvolvimento de fato. Primeiro, realizo algumas pesquisas de similares e validamos os resultados com você. Depois disso, envio um painel de imagens conceituais, chamado moodboard, que serve para avaliar a sua opinião sobre o direcionamento visual que vamos seguir. Entendendo a sua percepção e tendo tudo alinhado, a Prismia assume a etapa de criação visual do projeto.
Com tudo finalizado, envio para o seu e-mail uma apresentação completa com o resultado do trabalho. Após a aprovação, preparo os arquivos para envio e disponibilizo para download.

4. Quanto custa esse tipo de serviço?
Não há um preço fixo, pois as demandas que recebo são bem variadas e cada projeto será único. No entanto, é possível adiantar que um serviço de identidade visual custará a partir de R$ 1.500,00.
Quer saber o valor exato? Faça um orçamento sem compromisso e receba uma proposta personalizada no seu e-mail!

5. Quanto tempo leva para apresentarem o projeto?
O projeto dura em média 21 dias úteis, desde a coleta do briefing até a apresentação dos materiais. No entanto, os prazos dependem do tamanho e da complexidade do trabalho, bem como a disponibilidade na agenda da Prismia. Você pode fazer um orçamento e conferir o tempo que levará para o desenvolvimento do seu projeto.

6. Posso ver o andamento da criação?
Apenas até um certo momento: consultarei você no briefing, nas pesquisas iniciais e no moodboard. Quando entramos na etapa de criação visual você não terá acesso aos rascunhos ou peças que estão sendo criadas.
Mas não tem com o que se preocupar! Por ter coletado as informações do projeto e entendido a sua percepção, é muito provável que não teremos grandes alterações. Além disso, entro em contato caso surja alguma dúvida no processo e seja necessária uma validação.

7. Quantas opções são apresentadas?
Acredito que a missão de um designer é analisar o cenário e entregar a melhor solução para você. Por isso, apresento somente uma versão de logotipo e/ou identidade visual.

8. Como funcionam as alterações?
Após a apresentação, reservo a você o direito de solicitar modificações no projeto, caso o design não corresponda às suas expectativas. Porém, elas devem estar relacionadas a quesitos específicos, como: uma alteração de tipografia, de cor, da diagramação de uma aplicação, etc.
Alterações pelo fornecimento de informações erradas e/ou que se enquadrem como uma refação completa do projeto ficam sujeitas à uma taxa de 50% do valor total.

9. Os arquivos do projeto são entregues em quais formatos?
Tanto o logotipo quanto os grafismos de apoio são entregues em vetor (AI e EPS), em PDF e também em imagens (PNG ou JPG).
As aplicações (como cartão de visitas, papel timbrado e afins) são enviadas em PDF e em imagens (PNG ou JPG). Dependendo do material (como um modelo de postagem para redes sociais ou layout de site), também enviamos o arquivo aberto em PSD.
Demais especificações, como código das cores e tipografias, ficam no manual de identidade visual (enviado em AI e PDF).
A Prismia não trabalha com CorelDRAW (CDR), Word (DOCX) ou qualquer outro formato e software que não tenha sido citado acima.

10. Você entrega os materiais impressos?
Não. Os materiais são entregues em formato digital e você pode encaminhá-los para a gráfica de sua preferência.

11. Qual o momento certo para investir em uma identidade visual?
Nem todo mundo precisa de uma identidade visual ainda.
Para contratar esse serviço, sua marca já precisa ter um nome definido (e que esteja disponível para registro no INPI), além de um posicionamento estruturado, bem como propósito e valores nítidos.
Tendo essas questões definidas, sua empresa estará pronta para contratar esse serviço!

12. Você também desenvolve o nome para a empresa?
A criação de nomes ainda não faz parte dos serviços da Prismia. Recomendo a busca por uma empresa ou pessoa profissional especializada para este fim.

13. Você cria websites?
Não. Faço apenas o visual (protótipo) do site, seguindo a identidade que foi projetada. A hospedagem, programação e afins devem ser contratados à parte com uma pessoa profissional da área.

14. Como eu sei se a Prismia é a melhor escolha para o meu negócio?
Primeiro, olhe o meu portfólio e veja se o estilo está de acordo com o que você busca para a sua marca. Por mais que cada projeto tenha suas particularidades e um visual único, o estilo de trabalho provavelmente seguirá essa linha. 
Além disso, é importante lembrar que o projeto será criado de forma 100% online e assíncrona.
Por último, porém muito importante, a Prismia é ideal para você que deseja receber um projeto de identidade visual completo, que preze pela qualidade e a atenção aos detalhes.

15. Não achou o que procurava?
Entre em contato pelo e-mail prismiadesign@gmail.com, ficarei feliz em te ajudar!
Back to Top